CAMARA MUNICIPAL

Hospital regional implanta gabinete de crise do novo coronavírus em Ponta Porã

Por Redação em 24/08/2020 às 11:11:33
Foto - Divulgação

Foto - Divulgação

Unidade conta com parceria do projeto nacional Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco; Instituto Acqua administra hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), deu início na última quinta-feira (20/08) à implantação do gabinete de crise de enfrentamento ao novo coronavírus. A ação é realizada por meio da tutoria do Projeto Todos pela Saúde, que tem apoiado o enfrentamento à Covid-19 no Brasil por meio de ações suplementares e estratégicas, coordenadas junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a SES.

"Fomos indicados pela SES para participar do programa e iniciamos esse vínculo por meio da videoconferência com profissionais de tutoria do Projeto Todos pela Saúde. Foi enriquecedora a troca de experiências entre os profissionais. A finalidade do programa é preparar nossa estrutura e possibilitar melhores condições para o enfrentamento da pandemia", afirmou o diretor-geral do hospital, Demétrius do Lago Pareja.

Durante a primeira reunião remota de implementação houve participação dos diretores e coordenadores da unidade. Foram disponibilizados métodos de gestão e coleta de dados para o enfrentamento da pandemia. A iniciativa é uma ferramenta para apoiar os hospitais na coleta de alguns dados importantes neste momento.

Estrutura - O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da 11ª microrregião do estado e conta com 161 leitos, sendo 20 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, 40 leitos clínicos no Hospital de Campanha para pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, 10 leitos de UTI para outras comorbidades, 20 leitos na maternidade, 23 na clínica pediátrica, 4 leitos de psiquiatria e 44 leitos para as clínicas médica, cirúrgica e ortopédica.

O Hospital de Campanha, anexo ao Hospital Regional, foi inaugurado recentemente para atender casos exclusivos de pacientes com síndromes respiratórias e sintomas do novo coronavírus, tornando-se referência na região. A unidade oferece atenção à saúde com assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional que atua 24 horas.

Todos Pela Saúde - A iniciativa do Itaú Unibanco tem objetivo de combater os efeitos da Covid-19. Os recursos aportados no Todos pela Saúde são administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe define as ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas.

Além de Chapchap, integram o grupo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.
Entre as principais realizações do projeto está criação de Gabinetes de Crise em todos os Estados brasileiros.

Camila Gonçalves Fernandes Kaveski
Assessora de Comunicação do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto
Comunicar erro
ALMS MAIO

Comentários

abba