Homem brasileiro, mais conhecido como “HG”, de 30 anos, foi detido pelas autoridades paraguaias no último sábado (20) em Pedro Juan Caballero, cidade fronteiriça com Mato Grosso do Sul. Membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), ele está sob investigação devido a uma série de homicídios ocorridos nos últimos meses na região limítrofe. De acordo com dados da Polícia Federal, HG é encarregado de planejar e supervisionar as execuções na área, além de fazer contato com a equipe de criminosos. Ele possui um mandado de prisão emitido pela justiça brasileira por associação ao tráfico de entorpecentes, posse ilegal de armas, tráfico de substâncias ilícitas, entre outros delitos.
A captura foi resultado da troca de informações entre a SENAD e a Polícia Federal do Brasil. O indivíduo foi encontrado em uma residência situada na rua Eusebio Ayala, em Pedro Juan Caballero. Dois outros suspeitos, também foram detidos no mesmo local.
Durante a operação, foram confiscadas duas caminhonetes das marcas Toyota e Chevrolet, três fusíveis acompanhados de três carregadores, 123 cartuchos de calibre 223, uma pistola Glock 9mm com quatro carregadores e 50 cartuchos, diversos recipientes contendo maconha, uma quantia em joias no valor de 4.004 reais / 1.290 dólares, além de vários documentos.